Tendências para o e-commerce 2022

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Nos últimos 2 anos, o e-commerce teve seu crescimento acelerado. De acordo com pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 70% dos brasileiros pretendem continuar comprando online, tornando-se um hábito de consumo.

Segundo a consultoria McKinsey, o Brasil é um dos países com maior aumento de receita em e-commerce devido ao novo coronavírus. Dessa forma, é necessário estar ligado às tendências do e-commerce 2022 para se destacar.

Separamos 4 tendências para te ajudar nessa jornada!

Live e-commerce

O live e-commerce nasceu na China. Essa modalidade de vendas consiste na experiência de compra online que permite que consumidores interajam ao vivo com influenciadores e vendedores, comprando produtos diretamente durante as transmissões.

O e-commerce tradicional já não se torna o principal meio de vendas. Os marketplaces, tão populares por sua audiência, também não ajudam quando falamos em identidade da marca, por não oferecer aos vendedores quase nenhuma customização.

Dessa forma, as lives vem ganhando bastante espaço, principalmente em mídias sociais.

Por que investir?

  • Aproxima o vendedor do consumidor;
  • Aumenta o engajamento do público com a marca;
  • Transmite confiança para o shopper.

Cases

Americanas e Big Brother Brasil: de acordo com o Mercado e Consumo, em média foram feitas mais de 6,8 milhões de buscas pela marca na internet. Durante as provas e em outros momentos de inserção, era possível ler um QR Code na tela e ser redirecionado ao app da marca.

Omnichannel

Omnichannel é uma estratégia de marketing, vendas e atendimento que utiliza diferentes canais de comunicação para oferecer a mesma experiência de compra, independentemente do meio utilizado – seja no ambiente online ou no offline.  Tem como objetivo fortalecer a relação cliente empresa e, para isso, busca oferecer uma vivência consistente em todos os canais.

O cliente escolhe o canal de sua preferência e lá ele faz a pesquisa sobre um produto. Caso o site seja responsivo, apresente boa navegabilidade e design atraente, ele permanece na página e considera a compra.

Por que investir?

  • O cliente terá vontade de retornar ao ponto de venda;
  • O consumidor estará satisfeito, portanto, mais propenso a comprar;
  • Segundo a Daloitte, usuários omnichannel tendem a gastar seis vezes mais.

Cases

A Magazine Luiza, com mais de 60 anos de atuação no varejo brasileiro, vem buscando se consolidar quando o assunto é transformação digital. Hoje a marca preza por alavancar suas operações e tornar o atendimento e entregas cada vez mais ágeis para garantir uma experiência de excelência para seus consumidores, o que está colocando a Magazine Luiza à frente de seus concorrentes.

Marketing de influência

Marketing de Influência ou Influencer Marketing, se diz respeito a uma estratégia de marketing com o objetivo de alcançar um maior público através de produtores de conteúdo independentes com grande influência.

Trabalhar com esses produtores de conteúdo, conhecidos como influenciadores digitais, é criar uma ponte entre sua marca e o público influenciado por eles, impactando positivamente na sua estratégia de marketing digital.

Por que investir?

  • Não é necessário ter um grande orçamento, existem influenciadores de diferentes nichos;
  • Potencializa a imagem da marca;
  • Constrói parcerias de resultados.

Cases

Uma ação da Gillette em 2018 foi apresentada como um case de marketing de influência pela agência americana Media Kix. O objetivo da campanha, realizada ao longo de 2018, era alcançar o público da geração Millenials (ou geração Y), hoje com idade na casa dos trinta e poucos anos. A ação consistiu em ter “Instagrammers” focados em temas masculinos e femininos, esporte, família e LGBT. Cada um colocou o produto no próprio contexto.

Voice Commerce

Uma evolução dos famosos chatbots, o Voice Commerce é um sistema de compras que permite ao usuário a utilização de comandos de voz para encontrar e comprar produtos online. Para isso, é necessária uma solução de computação com suporte de sistemas cognitivos para compreender as intenções de fala do usuário e as traduzir em ações e intenções.

E, de fato, o Voice Commerce já faz parte da realidade do público. Uma pesquisa da consultoria de data Science ilumeo mostrou que, durante a pandemia, o uso de assistente de voz saltou para 47% no Brasil.

Por que investir?

  • Participar da tendência crescente, oferecendo uma experiência compatível com o usuário e não ficar para trás no mercado;
  • Constantemente, diversos produtos são pesquisados por comando de voz, fazendo com o consumidor seja mais atraído na hora de realizar sua compra.

Cases

“Ok, Google”. “Alexa, toque uma música para mim”. “Siri, qual a capital da Dinamarca?”. Você já deve ter escutado algo semelhante a essas frases nos últimos anos, na internet ou bem ao seu lado. Talvez você mesmo seja adepto dessas ferramentas.

Acompanhe a Tecnologia

Para que seu e-commerce continue crescendo, acompanhe as atualizações no mundo digital. Neste artigo trouxemos as principais tendências do no ano de 2022, mas ainda tem muito por vir! Não deixe de se especializar, tenha sempre uma visão futurística.


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