O empreendedorismo feminino

Compartilhe esse artigo!

De acordo com um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o empreendedorismo feminino no Brasil teve uma melhor recuperação no último trimestre do ano passado (2021), após sofrer queda nos primeiros meses da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Mas, apesar do crescimento, há vários obstáculos ainda a serem enfrentados para que as oportunidades para homens e mulheres sejam equivalentes. Embora representem 52% da população, as mulheres ocupam posição de destaque em apenas 13% das 500 maiores empresas brasileiras.

Negócios de mulher

No varejo, cerca de 61 mil mulheres estão à frente de uma franquia, 33% das mulheres no varejo preferem atividades ligadas ao comércio, 20% investem em alimentação e 12% na indústria da transformação.

Os dados acima foram gerados pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

No varejo, as atividades mais frequentes das empreendedoras brasileiras são:

  • Alimentos prontos para consumo domiciliar (77%)
  • Vestuário e acessórios (75%)
  • Lanchonetes, casas de suco e similares (56%)
  • Minimercados, mercearias e armazéns (47%)
  • Bares (46%)

Mulheres que são referências no mercado digital

No Censo do Micro e Pequeno Empreendedor Virtual, publicado pela Loja Integrada, foi apresentado o perfil das mulheres no e-commerce.

Segundo esse estudo, 14% das empreendedoras virtuais têm idade entre 20 e 29 anos. Além disso, 53% dessas mulheres possuem ensino superior completo, enquanto que apenas 23% não concluíram a graduação. Das mulheres analisadas, 51% são casadas e 45% são mães.

Luiza Helena Trajano

Responsável pelo sucesso e pela inovação da Magazine Luiza, Luiza Helena ocupa o cargo de Presidente do Conselho Administrativo desde 2015, mas foi alçada ao cargo de CEO ainda em 1991.

Julia e Marcia

Quando as Empreendedoras Endeavor Julia e a Márcia se juntaram com o Daniel para criar a Sallve, provocaram uma revolução: construíram a scale-up que muda a relação das pessoas com a própria pele por meio de conversas sinceras, escolhas seguras e fórmulas incríveis.

Mary Kay Ash

Mary Kay Ash era uma mulher original que inspirou milhões de empreendedoras espalhadas pelo mundo. Tanto que, atualmente, a rede possui mais de 3,5 milhões de consultoras independentes e oferece cerca de 300 produtos, todos de alta qualidade e que seguem as tendências da mulher moderna.

De uma coisa já sabemos: ter uma empresa de sucesso requer muito trabalho, tempo e dedicação, mas a recompensa vem na mesma medida. Essas mulheres empreendedoras mostraram que foram capazes de superar limites e transformar desafios em oportunidade. Sendo assim, não desista do seu sonho. Avalie suas possibilidades, trabalhe duro e se mantenha motivada todos os dias. Temos certeza que você alcançará todos os seus objetivos, assim como todas essas mulheres maravilhosas!

E para que você possa organizar suas vendas, minimizar a margem de erro dos recebíveis e ter sua performance de vendas na palma da mão, conte com a TrackCash! Nós somos o melhor conciliador financeiro do mercado. Aqui você terá toda a sua operação de venda em marketplaces e meios de pagamento em um único ambiente, buscando sempre otimizar o tempo do seu time e acelerar o crescimento do seu negócio.


Compartilhe esse artigo!