O impacto do dia do consumidor no e-commerce

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O dia do consumidor aconteceu em 15 de março, e foi comemorado em todo o mundo. A data que começou a ser comemorada em 1983, tem ganhado mais expressão no mercado. O motivo é que as marcas estão utilizando a ocasião para desenvolver ações promocionais no intuito de melhorar os resultados e fidelizar seus clientes.

De acordo com dados da Neotrust, responsável pelo monitoramento de mais de 85% do e-commerce brasileiro, o segmento registrou faturamento de R$722 milhões com o dia do consumidor este ano, um crescimento de 22% em comparação ao ano anterior. Foi acumulado 1,5 milhões de pedidos, uma elevação de 16% em relação a 2021.

A média de itens comprados no dia do consumidor foi de 2,8 produtos por cesta. O preço médio por item foi de R$165, uma alta de 8% em comparação a 2021. A data, popular por oferecer descontos exclusivos aos consumidores no comercio online, registrou um ticket médio de R$491 em 2022, alta de 5% em relação ao ano passado.

O que fazer após o dia do consumidor

Após essa data tão importante, é possível ainda criar gatilhos e oferecer promoções a clientes que não realizaram a compra. São diversos os motivos para clientes abandonarem o carrinho de compras online, e caso sua loja online possua formas de captação de leads, através de e-mail ou contato telefônico, é possível trabalhar com quem acessou a loja neste período, e até mesmo utilizar as redes sociais para criar uma campanha especifica. Confira algumas dicas:

  • Crie uma base de e-mail marketing com as pessoas que iniciaram a compra e desistiram, e até mesmo realizou uma visita no seu site. Dispare o e-mail a todos, com um gatilho que leve a finalizar a compra.
  • Crie uma estratégia, definindo uma nova promoção ou um cupom de desconto e defina um prazo.
  • Utilize as redes sociais como Instagram, Facebook, Tiktok… e realize a divulgação.

Lembrando que para ser definida uma nova estratégia, deve ser avaliado qual o retorno do lucro em cima dessa nova campanha, sempre mensure os resultados, e caso seja investido em mídia paga (Google Ads e Facebook Ads) avalie os KPI`S dos anúncios.

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