Comissão nos Marketplaces

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Desde o inicio da pandemia do covid-19, o e-commerce vem crescendo de maneira absurda. São diversos vendedores com diferentes categorias e, estar presente no e-commerce, significa um grande investimento em diversas áreas, possibilitando o aumento das vendas e maior visibilidade ao seu negócio.
Por conta disso, cada vez mais sellers buscam meios de reduzir custos, seja automatizando processos ou fazendo parte de marketplaces

Marketplace é a forma de comercializar produtos ou serviços dentro de uma plataforma já existente, como por exemplo: Mercado Livre, Magazine Luiza, entre outros.

Os marketplaces exerceram um papel fundamental para os sellers (em especial àquelas pequenas empresas que ainda não vendiam pela internet). Tal modalidade já ocupa 78% de participação do comércio eletrônico B2C (Business-to-Consumer), segundo o Ebit|Nielsen.

Taxa de comissão

Para ter seu produto anunciado dentro dos marketplaces, tenha em mente que será cobrado uma comissão, sendo que cada marketplace tem sua regra, podendo variar por categoria do produto e volume de vendas. No Brasil, as comissões giram em torno de 9% a 20%.

O comissionamento pode ser cobrado sobre o valor do produto, através de uma
negociação fechada dentro da plataforma.

Pode parecer um valor alto, mas que se compararmos com um investimento em tráfego pago para gerar novos clientes, o custo com marketplace se torna mais atraente.

Separamos algumas dicas para você montar sua estratégia e dar os primeiros passos para realizar sua primeira venda no marketplace, confira:

O Mercado Livre inclui regras para anunciar um produto, algumas delas são: em alguns tipos de anúncio, você pagará uma tarifa ao vender, dependendo da categoria do produto; o preço do seu produto deve ser acima de R$ 7,00. Além das regras, o Mercado Livre trabalha com diferentes tipos de anúncios, são eles: Grátis, Clássico e Premium. O que diferencia cada um, são suas características. Confira a tabela:

Além das características dos diferentes tipos de anúncio, o Mercado Livre possuí uma tarifa de venda dentro dos anúncios Clássico e Premium, que são percentuais cobrados conforme a categoria. Separamos alguns para você:

A partir do dia 01/02/2022 a B2W realizara mudanças em suas regras de comissão. A comissão deixa de ter um percentual único e passa a ser por departamento. Isso significa que cada tipo de produto terá cobranças personalizadas. Confira:

A taxa fixa de R$ 5, que existia para itens com valor abaixo de R$40, não será mais cobrada.

Para realizar vendas dentro do ViaVarejo, é cobrada apenas uma comissão sobre a venda, de acordo com a categoria do produto. Caso o produto seja cancelado pelo cliente, no prazo de sete dias, é cobrada uma comissão de 50% sobre o valor do pedido.

Precificação no Marketplace

Logo após entender a regra de comissionamento do marketplace que irá atuar, e ter certeza que as taxas cabem no seu bolso, você deverá criar estratégias para introduzir seu produto ou serviço.

Lembre-se que os valores deverão ser pensados e analisados, pois precificar no marketplace pode ser mais complexo do que parece. Na hora de escolher os preços para cada um de seus produtos, não se baseie nos seus concorrentes.

Determine faixas de margem de lucro considerando cada produto e quantidade de vendas. Dependendo do produto, você pode ganhar pela quantidade e não pelo preço.

Resultados

Faça a conciliação financeira dos marketplaces, automatize seus processos e tenha
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