A importância dos meios de pagamento no e-commerce

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O comércio online vem crescendo todos os dias, com isso a tecnologia vem aumentando, para que possa acompanhar esse imenso mercado digital. A cada dia pessoas optem pelos carrinhos virtuais, o motivo vem desde a praticidade, variedade e preços. No primeiro semestre de 2021 o faturamento no e-commerce brasileiro havia atingido R$ 53,4 bilhões. Compras utilizando o celular representaram mais da metade do faturamento total do e-commerce Brasil.

Para que esse número continue aumentando e CEOs continue faturando e obtendo um maior número de vendas, deve-se implementar meios de pagamento compatíveis com o do mercado. Não há nada mais frustrante que chegar ao final de uma compra e não ter a forma de pagamento esperada, fazendo com que o consumidor desista e abandone o carrinho.

O que são meios de pagamento

Fazer transações, pagar, receber dinheiro e comercializar produtos é o que faz necessário se ter um meio de pagamento. Atualmente existem diversas formas de pagamento, entre elas: Cartão de crédito e Débito, boleto bancário, pix, adquirentes, subadquirentes e entre outras. Hoje vamos explicar o processo de cada uma delas.

PIX

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga

Cartão de crédito e Débito

Compras utilizando cartão de crédito ou débito estão entre os preferidos dos consumidores. Tanto para realizar um pagamento a vista ou a longo prazo.

A cada dia o cartão vem fazendo parte da rotina das pessoas, seja em lojas físicas ou virtuais. O motivo de ser um dos mais utilizados, é sua praticidade e segurança, além disso diversos bancos oferecem o “cartão virtual” via aplicativo ou internet banking. Com toda essa praticidade a segurança vem aumentando a cada dia.

Boleto Bancário

O boleto bancário é uma forma de pagamento exclusivamente brasileira que tem mais de meio século de vida. A Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, aponta que são emitidos mais de 4 bilhões de boletos no Brasil anualmente.

O ponto positivo do boleto é que todos podem optar por essa forma de pagamento, pois não é necessário se ter conta corrente, poupança nem cartão de crédito ou débito. O pagamento pode ser feito em lotéricas, caixa eletrônica ou internet banking.

Adquirentes

Uma adquirente é a empresa que repassa ao vendedor o valor vendido por meio de cartões, tanto de crédito quanto de débito. A empresa adquirente faz uma comunicação direta com as bandeiras dos cartões.

Esse tipo de meio de pagamento é realizado por empresas consolidadas e que exercem uma grande influência no mercado. Geralmente, os adquirentes repassam o valor em até 30 dias ao vendedor, contando a partir do momento da compra. Também há uma taxa por cada transação processada. Caso a venda tenha sido parcelada, o pagamento pode ser realizado de acordo com as parcelas recebidas ou diretamente, dependendo do contrato acertado.

Subadquirentes

As subadquirentes, chamadas também de intermediadores, são empresas que facilitam o processo de compra, já que dispensam a filiação a uma instituição bancaria ou um adquirente para receber os pagamentos, diminuindo as questões burocráticas.

De maneira prática e facilitada a subadquirente é a empresa responsável pela aprovação dos pagamentos e também por garantir a segurança das transações, atuando em pequenos e grandes negócios dos mais variados segmentos.

Conclusão

Após analisar todas as diversas formas de pagamento existentes, chegou a hora de decidir qual implantar no seu e-commerce.
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