Vender ou Não em Marketplaces?

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Logo quando falamos em e-commerce, entendemos que a possibilidade de aumentarmos as vendas é muito maior no ambiente on-line do que se apenas investíssemos em uma loja física. A quantidade de visitas e a forma que o conteúdo será entregue garante uma maior visibilidade à sua loja e, consequentemente, futuros clientes.

Em 2021, o aumento de compras online no Brasil cresceu 57,4% em comparação a 2020, totalizando 78,5 milhões. A partir daí vem o seguinte questionamento: “como faço para faturar mais através do meu e-commerce?”. A resposta encontrada foi expandir suas vendas para os marketplaces.

O que são os marketplaces?

Marketplace é uma forma de os vendedores comercializarem seus produtos ou serviços dentro de uma plataforma já existente, como por exemplo: Mercado Livre, Magazine Luiza, entre outros. Eles cobram comissões pelas vendas de seus produtos, sendo que cada marketplace possui sua regra de comissão. Dessa forma, é possível que seus produtos/serviços sejam encontrados facilmente, aumentando o potencial de suas vendas.

Pontos positivos

Vender em marketplaces pode trazer um menor investimento em marketing, já que seus produtos/serviços ficarão expostos recebendo novos acessos para um grande público.

Os marketplaces cresceram 52% em 2020, fato este que resultou em 73,2 bilhões, dando uma média de 148,6 milhões de pedidos. De acordo com os dados de Ebit/Nielsen, 90% dos consumidores afirmam ter uma boa experiência com compras em marketplaces. Resultando para lojistas e sellers um maior número de vendas e altos lucros

Pontos Negativos

É claro, nem tudo são flores. Além dos ótimos benefícios que o marketplace pode proporcionar ao lojista, ainda existem alguns pontos a serem avaliados. Da mesma forma que o número de visitantes acaba se tornando muito maior, a concorrência também aumenta.

Lembrando que o marketplace é uma plataforma para anunciar seus produtos como se fosse um “shopping center”, onde há diversos concorrentes ofertando o mesmo produto/serviço, intensificando a competição. Você pode usar de uma boa vitrine virtual e ofertas para atrair o público.

Faça uma pesquisa

Já sabemos dos principais benefícios que o marketplace irá proporcionar para o seu e-commerce. Agora faça uma avaliação com os marketplaces existentes no mercado, e escolha aquele que melhor te atenderá.

Com o número de pedidos e vendas aumentando, você deverá acompanhar de perto todas as taxas que estão sendo cobradas. E para não se perder com diversas planilhas, conheça o TrackCash, principal ferramenta de conciliação financeira e vencedora do Prêmio Melhores Fintechs 2021, na categoria Gestão Empresarial – Suporte.


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