Dark Stores: O novo modelo de vendas

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O avanço da tecnologia está mudando não só o varejo como um todo, mas a própria percepção do consumidor sobre o setor. Estamos vivendo uma nova era do consumo. As altas expectativas dos consumidores estão pressionando os varejistas a se envolverem com cada cliente em tempo real, em todos os pontos de contato.

Os consumidores querem ter respostas rápidas às suas compras e isso significa permitir que eles tenham acesso aos produtos comprados quando, onde e como quiserem de uma forma cada vez mais rápida. Porém, oferecer esse atendimento aprimorado pode ser difícil com a infraestrutura dos centros de distribuição tradicionais, é preciso se aproximar dos clientes para que os resultados ocorram.

Para entregar mercadorias com agilidade, é preciso ter um planejamento logístico detalhado e um controle de estoque aprofundado para que os pedidos sejam processados o mais rapidamente possível. Estar próximo fisicamente do cliente também faz a diferença. Dessa forma, surgiu um novo modelo: omnichannel e as dark stores.

O que são Dark Stores

São lojas usadas como pequenos centros de distribuição, onde são armazenados os produtos que foram comprados online. Nesse local, também são realizadas a separação e distribuição deles. A diferença das Dark Stores para os Centros de Distribuição é que, nesse novo formato, a estrutura física é menor e também é melhor localizada.

Geralmente são localizadas em áreas com uma enorme população, onde já se tem um certo conhecimento sobre os hábitos de consumo. Seu objetivo é exatamente o de encurtar as distâncias entre o produto e o cliente, permitindo entregas no mesmo dia ou no dia seguinte.

Vantagens

A partir da definição de Dark Store, há uma grande vantagem: por estar localizada nos centros urbanos, fica mais próxima do consumidor e agiliza as entregas, oferecendo uma excelente experiência de compra. O cliente também pode optar pela coleta do produto no local, conseguindo ter o item em mãos até mesmo no dia em que fez a compra.

De acordo com a pesquisa Global Consumer Insights 2018, conduzida pela PwC, 45% dos brasileiros tem interesse em comprar itens básicos pela internet e 64% afirmaram estar dispostos a pagar mais caro no frete por uma entrega mais ágil, se possível, no mesmo dia.

A Dark Store oferece outros benefícios para a empresa, tais como:

  • Aproveitar lojas físicas que estão com pouco movimento, mas que estão localizadas em pontos estratégicos da cidade para transformá-las em Dark Stores, conseguindo atender clientes potenciais;
  • Facilidade de atender regiões com alto volume de pedidos.

Por que ter uma Dark Store?

Nos EUA, a Whole Foods converteu recentemente algumas lojas de Los Angeles e Nova York em Dark Stores. Apesar de o modelo ser mais comum nas redes de supermercados nos, a tendência já se move para setores como varejo de produtos domésticos, lojas de roupas e até joalherias.

Muitas empresas que adotaram o formato já percebem suas vantagens e devem mantê-lo permanentemente. Os consumidores devem continuar fazendo compras online, e as empresas que fizerem entregas rápidas e oferecerem experiência de compra positiva devem se destacar. Nesse contexto, as Dark Stores certamente farão parte do futuro do varejo.


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