![TEF](http://blog.trackcash.com.br/wp-content/uploads/2020/12/boxed-water-is-better-FPdSCNp9zmk-unsplash-1024x684.jpg)
Muitos empreendedores estão sempre buscando maneiras de otimizar seu lucro e facilitar o processo de venda. A TEF é a solução mais utilizada quando o assunto é potencializar as vendas de um negócio através dos meios de pagamento.
Mas o que é TEF?
É um sistema que permite a Transferência Eletrônica de Fundos, ou seja, esse sistema serve para transferir valores de forma eletrônica, e permite que a compra através de um cartão de crédito ou débito seja efetivada.
A Transferência Eletrônica de Fundos é comum para comércios que possuem grande volume de vendas: supermercados, farmácias, bilheterias e outros grandes varejistas. Resumidamente, TEF é uma solução de vendas integrada, que descarta a necessidade de o empreendedor ter várias maquininhas de cartão.
O mercado hoje disponibiliza diferentes tipos de Transferência Eletrônica de Fundos, sendo eles:
TEF IP: Faz uso de computadores e Pin Pads através de uma VPN, Rede Privada Virtual.
TEF dedicado: Utiliza-se da rede de telefonia, mas através de conexão dedicada conhecida como X-25.
TEF discado: utiliza-se de computadores e Pin Pads conectados a linhas telefônicas tradicionais.
POS: São os terminais em pontos de venda dos cartões de créditos que são independentes dos computadores (as famosas maquininhas), cuja conexão se dá por rede telefônica.
Com a TEF, o processo de vendas está integrado a um software de controle que rastreia a movimentação de forma automatizada. Todo o processo é feito dentro de um sistema integrado e validado.
Como funciona?
O sistema funciona através de um software instalado no computador do empreendedor, que o conecta a uma maquininha com um PinPad. A cada compra realizada com essa maquininha, o software registra as informações da venda automaticamente.
Assim, esses dados passam por um controle, autorizando o pagamento e permitindo que as informações da compra sejam conciliadas com o sistema de vendas da empresa.
Diferente das maquininhas comuns de cartão, que aceitam somente uma determinada bandeira, o PinPad é capaz de integrar diferentes bandeiras.
A TEF opera como uma solução de vendas, portanto, facilita a vida do empreendimento que usa um dispositivo para efetuar pagamentos e para o consumidor, que paga sem precisar ter dinheiro no bolso.
Quais os benefícios desse sistema?
![](http://blog.trackcash.com.br/wp-content/uploads/2020/12/christiann-koepke-7HUDNDNkxRk-unsplash-1-1-1024x683.jpg)
Uma vantagem para quem adquire um aparelho que opera por TEF são as baixas taxas cobradas por movimentação. Algumas máquinas de cartão, não cobram pelo fluxo, desde que o montante de vendas seja superior a um valor pré-determinado.
É um sistema Multi-adquirente, portanto nele é possível escolher passar as bandeiras com adquirente diferente, ou seja, é aceito diversas bandeiras de cartão.
Além disso, a compra é feita com mais segurança e comodidade tanto para o vendedor quanto para o consumidor. Operar em TEF evita que você tenha muitas filas em sua loja, já que, graças ao software de gestão, tudo é feito de maneira muito rápida.
Você também controla melhor o seu fluxo financeiro, pois o sistema fornece relatórios gerenciais, nos quais você pode controlar os recebimentos, por caixa, operadora de cartão e etc.
Outro ponto forte é automação de processos, que permite que o preço, por exemplo, seja identificado facilmente sem que se precise digitar o valor na maquininha, o que elimina a chance de cobranças erradas.