O que é TEF e por que é importante para o seu negócio?

Compartilhe esse artigo!

TEF

Muitos empreendedores estão sempre buscando maneiras de otimizar seu lucro e facilitar o processo de venda. A TEF é a solução mais utilizada quando o assunto é potencializar as vendas de um negócio através dos meios de pagamento.

Mas o que é TEF?

É um sistema que permite a Transferência Eletrônica de Fundos, ou seja, esse sistema serve para transferir valores de forma eletrônica, e permite que a compra através de um cartão de crédito ou débito seja efetivada.

A Transferência Eletrônica de Fundos é comum para comércios que possuem grande volume de vendas: supermercados, farmácias, bilheterias e outros grandes varejistas. Resumidamente, TEF é uma solução de vendas integrada, que descarta a necessidade de o empreendedor ter várias maquininhas de cartão.

O mercado hoje disponibiliza diferentes tipos de Transferência Eletrônica de Fundos, sendo eles:

TEF IP: Faz uso de computadores e Pin Pads através de uma VPN, Rede Privada Virtual.
TEF dedicado: Utiliza-se da rede de telefonia, mas através de conexão dedicada conhecida como X-25.
TEF discado: utiliza-se de computadores e Pin Pads conectados a linhas telefônicas tradicionais.
POS: São os terminais em pontos de venda dos cartões de créditos que são independentes dos computadores (as famosas maquininhas), cuja conexão se dá por rede telefônica.

Com a TEF, o processo de vendas está integrado a um software de controle que rastreia a movimentação de forma automatizada. Todo o processo é feito dentro de um sistema integrado e validado.

Como funciona?

O sistema funciona através de um software instalado no computador do empreendedor, que o conecta a uma maquininha com um PinPad. A cada compra realizada com essa maquininha, o software registra as informações da venda automaticamente.

Assim, esses dados passam por um controle, autorizando o pagamento e permitindo que as informações da compra sejam conciliadas com o sistema de vendas da empresa.

Diferente das maquininhas comuns de cartão, que aceitam somente uma determinada bandeira, o PinPad é capaz de integrar diferentes bandeiras.

A TEF opera como uma solução de vendas, portanto, facilita a vida do empreendimento que usa um dispositivo para efetuar pagamentos e para o consumidor, que paga sem precisar ter dinheiro no bolso.

Quais os benefícios desse sistema?

Uma vantagem para quem adquire um aparelho que opera por TEF são as baixas taxas cobradas por movimentação. Algumas máquinas de cartão, não cobram pelo fluxo, desde que o montante de vendas seja superior a um valor pré-determinado. 

É um sistema Multi-adquirente, portanto nele é possível escolher passar as bandeiras com adquirente diferente, ou seja, é aceito diversas bandeiras de cartão.

Além disso, a compra é feita com mais segurança e comodidade tanto para o vendedor quanto para o consumidor. Operar em TEF evita que você tenha muitas filas em sua loja, já que, graças ao software de gestão, tudo é feito de maneira muito rápida. 

Você também controla melhor o seu fluxo financeiro, pois o sistema fornece relatórios gerenciais, nos quais você pode controlar os recebimentos, por caixa, operadora de cartão e etc.

Outro ponto forte é automação de processos, que permite que o preço, por exemplo, seja identificado facilmente sem que se precise digitar o valor na maquininha, o que elimina a chance de cobranças erradas.


Compartilhe esse artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.