Além de estar atualizado com o mercado digital, todo empreendedor deve ficar ligado ao calendário comercial. É a partir dele que se tem a oportunidade de atrair novos clientes e expandir sua marca.
Considerando sempre o alto volume de vendas nas principais datas comemorativas, deve-se criar estratégias para que consiga atingir o resultado esperado. Após montar a sua estratégia coloque ela em ação! Realize campanhas e anúncios, e invista também nas suas redes sociais.
De acordo com a pesquisa realizada pela Opinion Box, cerca de 49% dos consumidores entrevistados pretendem comprar mais nas lojas virtuais em datas comemorativas.
Confira a lista com as datas importantes para o e-commerce
- Carnaval – 25 de Fev até 5 de mar: O carnaval de 2022 promete ser uma data de retomada no calendário comercial, sobretudo devido ao aumento da vacinação e a reabertura de eventos. É uma data significativa e que deve constar no planejamento do e-commerce;
- Dia Internacional da Mulher – 08 de março: e-commerce que vende produtos femininos como cosméticos, roupas, calçados, joias… tem uma boa oportunidade nesta data para engajar com o público por meio da produção de conteúdos e até mesmo com cupons de descontos;
- Páscoa – 17 de abril: Após ser feita uma pesquisa pelo Sebrae, foi constatado que esta data é uma das que mais impulsionam o mercado ao longo do ano, principalmente nos nichos de chocolate e artigos religiosos;
- Dia das Mães – 08 de maio: considerada a data mais quente do primeiro semestre pra o comércio eletrônico, o dia das mães tem um forte apelo emocional e movimenta o mercado;
- Dia dos namorados – 12 de junho: ótimo momento para divulgar ideias de presentes e criar uma página especial;
- Black Friday – 25 de novembro: atualmente, é considerada uma das melhores datas para conquistar novos clientes. O foco é reduzir o valor de seu produto/serviço ou disponibilizar cupons de desconto;
- Natal – 25 de dez: os presentes de natal atendem a diversos gostos e nichos! Leve a magia da época aos consumidores.
Estratégias de marketing
Anotou as principais datas comemorativas? Então agora faça um estudo sobre elas e avalie qual se enquadra com seu nicho, e siga alguma das dicas que vamos passar para você!
É ideal planejar ações com antecedência! Dessa forma é possível executar tudo com tempo e planejamento financeiro. Campanhas realizadas em cima da hora podem causar prejuízos, e gerar uma maior demanda de trabalho que pode não apresentar o resultado esperado. Da mesma forma que se for realizado com uma boa gestão os seus clientes podem se preparar para suas ofertas.
Estabeleça condições comerciais, o público já espera alguma vantagem em datas comemorativas, como cupons, ofertas, brindes, frete grátis…entre outros. Sua empresa também pode realizar sorteios ou concursos nessas datas especiais. Conheça o seu público alvo para que você os alcance, e gere engajamento.
Defina as melhores estratégias de marketing, sabemos que existem diversos canais para que você possa realizar seus anúncios, algum deles: redes sociais, e-mail marketing, landing pages, e anúncios pagos no Google Ads e Facebook Ads. Sua empresa deve avaliar os custos de cada uma e realizar mais de uma estratégia! Aumentando as chances de obter sucesso.
Após se planejar e organizar sua estratégia, tenha um conciliador para acompanhar suas vendas detalhadamente. Sabemos que dentre a venda de muitos produtos, deve ser analisado alguns pontos importantes que faz toda diferença no seu fechamento. O valor final a receber, realizar a gestão de vendas incluindo as canceladas, acompanhando a % da comissão cobrada pelos marketplaces, entre outras análises que a conciliação proporciona.
Assim, você terá visão do lucro real obtido durante o período das datas comemorativas. Conte com a TrackCash, realizamos sua conciliação! Entre em contato conosco e aproveite as condições especiais que teremos para os meses das datas comemorativas.