Durante o ano de 2020, o crescimento de empresas que atuam como e-commece foi notável. Antes do período de pandemia, o e-commerce já era uma tendência muito explorada nos últimos anos, e após a necessidade das empresas de ingressar no meio online, este setor passou a crescer ainda mais.
No ano de 2020, segundo a ABCOMM – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – o faturamento do e-commerce brasileiro teve um crescimento de cerca de 56.8% a mais comparado a 2019, resultando em um faturamento de 105.6 bilhões somente nos 8 primeiros meses do ano.
Segundo a organização, neste período de pandemia, mais de 135 mil lojas investiram em vendas online. Sendo Moda, Alimentos e Serviços os setores que mais indicaram alta.
Além disso, as três categorias que se destacam em crescimento foram Beleza e Perfumaria, faturando 2,11 bilhões, Móveis, faturando 2,51 bilhões e Eletroportáteis, com 1,02 bilhões , aumentando respectivamente cerca 107,4%, 94,4% e 85,7%.
Com esses dados de crescimento e faturamento em mente, fica claro que o volume de transações online vem escalando absurdamente desde o início da pandemia de COVID-19.
Fato que faz os lojistas se atentarem a, cada vez mais, realizar a conferência e controle de suas informações de venda. Portanto, além da administração destas informações, quais outros benefícios a conciliação pode trazer a empresa?
Avaliação Detalhada dos Recebíveis
Há sempre a chance de haver falhas no repasse, que se acentua mais ainda quando o lojista atua em diversas plataformas. Um dos benefícios da conciliação é a identificação de divergências entre os dados da empresa e os dados fornecidos pelas plataformas, o que ajuda a identificar a raiz do problema em casos de informações que não batem. Além de possibilitar a tomada de ações para prevenção e um melhor planejamento.
Agilidade
Todo o processo de checagem de dados vai auxiliar na gestão financeira da empresa, trazendo benefícios para o setor comercial e financeiro, além de ajudar na elaboração de planos de contingência para um melhor controle interno.
A empresa vai manter o controle de datas de recebimentos e repasses, os valores de taxas e juros, comissão, e todos os detalhes dos marketplaces em que atua, que agiliza a tomada de decisões importantes.
Melhor planejamento
A conciliação também auxilia na elaboração de estratégias baseadas em informações concretas, o que faz com que a empresa foque em alcançar resultados cada vez melhores e estabelecer metas de acordo com o seu crescimento.
Controle do Fluxo de Caixa
Com o controle de informações detalhadas sobre vendas, é possível monitorar com atenção e ter maior visibilidade sobre o financeiro. Isso auxilia nas decisões e gera facilita a gestão e controle financeiro da empresa
Portanto, pode-se concluir que a conciliação financeira traz benefícios cruciais para quem atua como e-commerce, principalmente em relação ao controle de taxas cobradas por marketplaces e detecção de fraudes.
A implementação e periodicidade desta prática é importante, tanto para controle de dados financeiro, quanto para um planejamento e tomada de decisão otimizados. E você, já realiza a conciliação de vendas?