Por que é preciso conciliar repasses em Marketplaces?

Compartilhe esse artigo!

conciliar repasses

Por que é preciso conciliar repasses? Nós já estamos acostumados a realizar compras online, mas sabemos que, até antes da pandemia, não havia uma tamanha necessidade de realizar compras online.

Como muitos previram, após o início da pandemia no Brasil, as empresas se viram obrigadas a migrar suas operações para o online. Como o isolamento social, essa passou a ser a única maneira de conectar o lojista ao comprador.

Agora, mais do que nunca, o consumidor está mais exigente em relação ao que adquire online, e pesquisa ainda mais antes de realizar a compra. Devido ao aumento de procura, o e-commerce brasileiro cresceu cerca de 47% em abril.

O lojista que atua como e-commerce atualmente, com certeza imagina se está realmente recebendo corretamente os pedidos de vendas em cada marketplace em que atua.

Os profissionais que possuem um pouco mais de experiência nesse âmbito sabe que cada marketplace opera com suas particularidades, e se o lojista não ficar atento a elas, pode comprometer seu negócio.

Por que conciliar repasses?

A Conciliação é a comparação dos seus dados com as informações dadas pelos marketplaces. Ela aponta qualquer divergência entre as informações presentes.

Mas por que a conciliação é tão importante para uma empresa? O principal é verificar se você está mesmo recebendo os valores corretos, na data correta, dos marketplaces.

Com isso, é possível controlar melhor suas operações online, tendo uma gestão assertiva e controlando seu fluxo de caixa.

Como fazer a conciliação?

Há duas alternativas para realizar a conciliação de repasses em seu negócio. Você pode realizar esse processo de maneira manual através de planilhas prontas para isso.

O ideal é manter uma frequência, conciliando por exemplo 2 vezes ao mês. Assim, as informações são atualizadas periodicamente e é possível identificar divergências com mais antecedência.

Também é preciso criar o hábito de preservar todos os documentos de movimentações bancárias. Através deles você confere extratos bancários ou faturas de correios.

E, mais ainda, é preciso ficar atento aos valores de comissões por marketplaces e fretes. Assim, é possível manter o controle do que está recebendo e evitar quaisquer prejuízo.

A automatização da conciliação

É possível observar que o processo manual pode ser um pouco trabalhoso e exige atenção aos detalhes, e isso aumenta a chance de erros e análises errôneas.

Por isso, a conciliação automática de repasses via software pode ajudar no processo de conferência de informações.

Além de eliminar a chance de erros, a automatização garante a checagem de informações e aponta as divergências de forma precisa e clara.

No TrackCash, você pode realizar a conciliação de seus repasses de forma automática. Saiba mais sobre nós! Acesse nosso site.


Compartilhe esse artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *