![integrações e-commerce](http://blog.trackcash.com.br/wp-content/uploads/2020/11/nesa-by-makers-IgUR1iX0mqM-unsplash-1-1-1024x683.jpg)
As integrações são ferramentas para conectar sua loja virtual a plataformas de pagamento, transportadoras, ferramentas de inteligência de negócio, redes sociais, automação de marketing, atendimento online e muitas outras funcionalidades.
Sabemos que atualmente a internet abre inúmeras possibilidades para quem quer empreender em um negócio online. Além de potencializar as vendas, investir no e-commerce garante segurança e benefícios tanto para o lojista quanto para o comprador.
Quais são os benefícios de fazer a integração?
A integração de uma loja virtual é uma forma de garantir a transmissão de informações do e-commerce entre os diferentes sistemas utilizados, tanto nas lojas físicas quanto online e até mesmo nos marketplaces, evitando duplicação de dados e lacunas que geram erros na gestão e logística do negócio.
Não integrar o e-commerce corretamente pode desencadear grandes problemas, como por exemplo, duplicação de dados e até mesmo duplicação de vendas. Mas quais são as integrações indispensáveis para o seu e-commerce?
Marketplaces
Há uma infinidade de opções para escolher, cada uma com seus próprios recursos e formas de integração e-commerce. É importante fazer uma pesquisa a fundo e descobrir quais são as que melhor suprem as necessidades da empresa.
Realizar a integração e-commerce
Será preciso inserir dados da empresa nos sistemas, efetuar as configurações para poder emitir notas fiscais, cadastrar produtos, formas de recebimento, etc.
Existem diversas formas de realizar este processo: de forma manual, automática, através de planilhas… tudo vai variar conforme o sistema escolhido e as formas de inserir informações que este possui.
Sistemas de relacionamento com o consumidor – CRM
O CRM é indispensável para recolher e armazenar informações do cliente, o que é essencial para planejar estratégias para captação e estabelecimento de comportamento do público-alvo.
Integração com ERP
Estamos falando de sistemas de gestão integrados. Basicamente, para ter agilidade nos processos e nas decisões estratégicas, é preciso que você concilie em sua EPR soluções de automação e TI.
A automação é um dos atributos que diferenciam os negócios digitais, uma vez que está presente na gênese e na natureza desse tipo de empreendimento. Estamos falando, efetivamente, de redução de tempo, custos e trabalho.
Por isso, é tão importante que você tenha uma definição clara de suas estratégias e processos administrativos e operacionais. Os recursos de um sistema ERP terão que se encaixar nas necessidades de gestão que você definiu.
Fornecedores
A integração com fornecedores é algo um pouco mais sofisticado, mas que é essencial para a gestão estratégica do seu negócio.
Ao integrar seu sistema ao dos fornecedores você poderá ter uma visão do estoque e dos preços, fazendo a cotação e a compra online de forma automática e descomplicada. Isso conferirá agilidade à gestão dos estoques e, consequentemente, ampliará suas oportunidades de vender e fidelizar clientes ganhando mais.
Integrações de segurança
Segurança é requisito básico para que as pessoas se sintam à vontade para comprar em seu e-commerce. Alguns dos itens que não podem faltar são:
1 – SSL (Security Socket Layer) – O SSL seve para proteger os dados com os quais seus clientes preenchem formulários, evitando roubo de informações.
2 – Scan de Aplicação e IP – Essa ferramenta protege o site contra a ação de terceiros que tentem acessar seu banco de dados para roubar informações. O Scan aponta as falhas de proteção para que sua equipe de desenvolvimento possa corrigi-las.
3 – Antifraude – Caso você vá utilizar um gateway de pagamento, o que recomendamos, precisa integrar ao seu e-commerce um dispositivo antifraude. Ele serve para evitar que fraudadores façam compras com cartões roubados ou clonados. Caso você esteja desprotegido contra fraudes, poderá ter a receita com a venda estornada e ainda ficar sem o produto, já que ainda não existe na internet uma legislação para proteger o lojista desse tipo de ação.