Quem atua no meio do varejo digital já está percebendo as mudanças significativas que 2020 está trazendo para quem vende online. Em meio a pandemia, a indústria em geral se viu na necessidade de reforçar operações através de e-commerce.
Visto isso, é natural que o mercado do varejo esteja rapidamente se moldando a realidade atual. Segundo pesquisa realizada pela Forrester Research, em 2021, o Brasil terá 67,4 milhões de consumidores virtuais, representando cerca de 44% dos internautas do país.
Portanto, alguns hábitos aos poucos se tornam precedentes de tendências relacionadas ao comportamento de compra dos chamados e-shoppers, aqueles que consomem através do online. E paralelamente, cresce a presença das empresas no meio digital.
Mas sabemos que a presença do varejo online não começou agora. Antes da pandemia as empresas já investiam na experiência virtual de compra de seus consumidores.
Em 1984, o e-commerce ja era presente no mundo, e desde que surgiu, tem se fortalecido cada vez mais focando sempre na experiência e segurança do consumidor. Hoje em dia a facilidade de comprar é imensa quando pensamos na evolução do e-commerce juntamente com a tecnologia atual de payments.
Aumento de confiança do consumidor
Naturalmente, com a praticidade que a internet fornece, e em meio a uma pandemia na qual quase todos os serviços presenciais migraram para o digital, o consumidor passou a confiar mais no processo de compra online.
Comportamento que também incentiva as empresas a investirem no meio online cada vez mais, não só por sobrevivência, mas também pela epifania dos benefícios de expansão de operações e lucro que o e-commerce oferece.
Vendas através de Mobile
Na era dos Smartphones, era questão de tempo até as empresas focarem suas estratégias de venda nos dispositivos Mobile. É estimado que em 2021, as vendas em smartphones e outros dispositivos representarão 41% do total.
Além disso, a tendência ja presente é focar em vendas multicanal. Afinal, não é uma estratégia muito inteligente focar somente em um canal, como site, por exemplo. Multicanal foca na acessibilidade do consumidor e eventualmente aumenta as chances de venda.
Categorias em Alta no Varejo
Em análise feita em vários setores do Varejo Online, alguns se mostraram promissores, como os de Roupas e Beleza, que deve crescer cerca de 15% em 2021.
Outra categoria que promissora é a de livros, artigos e roupas esportivas, que deve crescer cerca de 17%. Isso se da ao aumento de confiança do consumidor na compra online.
Muitas empresas investem na experiência online, oferecendo provadores online, por exemplo. É possível notar que as empresas evoluem e investem em tecnologias que combatem o medo da compra online.
Comportamento do Consumidor
No geral, é possível notar que os hábitos de compra da população estão sofrendo uma mudança substancial. Atualmente a tendência do cliente é procurar personalização.
Seja no atendimento, no produto ou na experiência de compra e até mesmo nos anúncios que o impactam ao longo do dia. As empresas acabam investindo mais em personalização pois além da compra de fato, existe também o pós venda.
A retenção do consumidor anda em paralelo com a personalização de seu atendimento, e também para a propagação de uma marca ou empresa através dele.
Portanto a tendência da indústria do Varejo é que continue focando no seu consumidor, em como melhorar sua compra e combater e stigmas em relação ao consumo online.