Durante este período de pandemia pelo qual estamos passando, e-commerce virou a palavra de ouro. A maioria das empresas se voltaram ao comércio online para sobreviver em tempos de crise.
Sabemos disso justamente pelo aumento de demanda dos consumidores, que em confinamento devido a pandemia, se viram obrigados a fortalecer ou iniciar o seu consumo através da internet, e o mercado é obrigado a se adaptar ao consumidor.
Portanto, podemos concluir que o e-commerce provavelmente cresceu muito no ano de 2020, e é justamente isso que a pesquisa da DHL aborda. É esperado que no Brasil, o e-commerce tenha um crescimento de 17% até 2021.
Porém a projeção da pesquisa se estende a toda a America Latina, destacando um crescimento de 22% em toda a região. A pesquisa também enfatiza que o Brasil e o México são a porta de entrada para muitos players de e-commerce.
O consumidor manda
A expectativa é que as empresas formatem seu modelo de negócio ao redor da experiência do consumidor. As grandes gigantes do mercado online; Amazon, Alibaba e JD.com são empresas que se orgulham de seu suporte ao consumidor, tempo de entrega e retorno de produtos.
Várias marcas também estão focando em ações focadas no consumidor, criando aplicativos onde é possível personalizar sua experiência com a marca, o que agrega ainda mais valor às empresas.
O estudo também aponta o fortalecimento do que está sendo chamado de Social Commerce – que seria nada mais do que a propagação de uma marca através de redes sociais, ou recomendações de parentes e amigos próximos.
As redes sociais facilitam no quesito de compra dentro do aplicativo, como fez o Instagram em 2019, e a tendência é que outras redes sigam os mesmos passos.
Assim como a popularização de smartphones e até mesmo de cartões de crédito pelos consumidores, que procuram essas soluções justamente para aumentar seu consumo de serviços online.
Isso se da principalmente pela popularização de serviços como Netflix, Uber, e outras empresas que oferecem uma experiência com foco no online e que facilita o processo de integração do usuário.
O potencial da América Latina
Grande parte do investimento atual em e-commerce na região da América Latina vem de dados capturados de 2016 à 2018, onde essa região foi a que mais propagou o crescimento do Uberm Netflix, Airbnb e Coursera.
Aqui no Brasil, um dos responsáveis pela propagação do e-commerce é o Mervado Libre, e grande parte do seu sucesso vem da criação do Mercado Pago – um método de pagamento seguro que combate o maior medo e objeção dos consumidores quando o assunto é compra online.
Porém a logística ainda é um dos principais desafios para um crescimento mais dinâmico na América Latina. A pesquisa aponta que alguns dos problemas são:
Os entraves e a lentidão do desembaraço aduaneiro, congestionamentos e infraestrutura abaixo do ideal para entrega no last mile, além da complexidade dos processos de logística reversa para devoluções.
O estudo também aponta o Panamá como um Hub em potencial na América Latina, destacando detalhes como sua conectividade com a Asia e toda a América Latina, serviço de suporte profissional e FTZ (Free Trading Zone).
O país possui 4 rotas importantes que o conectam aos centros comerciais mais importantes do mundo, como: Asia, EUA e América Latina. Todos esses fatores colocam o Panamá em vantagem quando se fala de entregas rápidas para o consumidor final.
Caso queira acompanhar a pesquisa na íntegra, é só acessa-la através deste link.
Portanto podemos concluir que a grande aposta para o crescimento do e-commerce atualmente é na América Latina, com a expectativa de aumento de operações e de soluções que facilitem a logística das empresas.