Um dos pontos cruciais para o cliente na hora da compra é o frete. Em muitos casos é o fator decisivo, não é raro ver duas lojas oferecendo produtos com valores próximos ou iguais quando se pesquisa algum item no Google.
Nesses casos o fator decisivo na compra passa a ser o frete, se ele estiver muito discrepante, quem tem o valor do frete mais competitivo vai vender o seu produto.
O valor do frete deve ser condizente com o item a ser comprado e calculá-lo da melhor maneira pode ser complicado. Tendo em mente essa possível dificuldade, nesse artigo vamos te ajudar a fazer do frete o diferencial no seu negócio.
Mas afinal como se faz esse cálculo?
Primeiramente, se o envio for feito pelos correios é possível calcular o frete até a localidade desejada. Essa calculadora usa o CEP de origem e de chegada do produto, além da data de envio para gerar uma previsão de chegada.
O valor final é mostrado quando se seleciona o tipo de envio – PAC ou Sedex. É importante salientar aqui a presença de impostos cobrados pelos correios que podem variar de valor, o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) são exemplos desse tipo de tributação porque assumem um valor para transporte intermunicipal e outro para interestadual.
Em contrapartida, se o envio for feito por uma transportadora o cálculo sofre algumas alterações que precisam de atenção na hora de serem levadas em conta.
A transportadora já envia uma tabela para as lojas online que já contabiliza os gastos da viagem, generalidades da viagem bem como o lucro da transportadora para cada destino de entrega. Os serviços prestados pelo transporte também merecem destaque quando se vai calcular o frete.
Como solução, a melhor forma seria utilizar um sistema automatizado que faz esses cálculos de maneira ágil e eficiente para que o cliente não saia prejudicado.
No universo online o cliente é muito volátil. A empresa que é capaz de calcular taxas e valores a serem pagos pelos clientes de maneira eficiente e competitiva, tem toda a vantagem. São diferenciais que podem e devem ser utilizados a seu favor na hora de se destacar no mercado.
Como rastrear possíveis prejuízos na cobrança do frete?
O frete também demanda toda atenção na hora de analisar o balanço financeiro do seu caixa! Caso contrário prejuízos podem acontecer e limitar o seu e-commerce em relação a concorrência. Para ser feito o rastreio de todas as etapas de entrega e frete, o lojista tem como opção realizar a conciliação de frete.
Quando são recebidas as tabelas das transportadoras, elas listam inúmeras variáveis que são utilizadas para calcular o frete do seu produto até o destino. São fatores que precisam ser analisados e verificados para que o valor cobrado nas faturas da transportadora seja condizente com o que foi acordado na hora de contratar o serviço.
Essa análise é chamada de conciliação de frete e ela pode trazer muitos benefícios ao seu negócio.
A conciliação demanda funcionários trabalhando de maneira dedicadapara ser feita nos mínimos detalhes, e o processo está sujeito a erros simples ou falta de informações adequadas.
Percebendo essa dificuldade o TrackCash criou uma ferramenta que além de conciliar o frete também faz a conciliação financeira de maneira automatizada. Acesse nosso site e entre em contato para saber mais sobre nosso serviço de conciliação.