Em meio a pandemia e ao aumento acelerado do consumo online, as empresas concentram suas operações em preparo para a Black Friday. Porém, quais são as expectativas do mercado para o dia 27 de Novembro?
O efeito da pandemia
Na Black Friday de 2019, as vendas on-line aumentaram 23% no final de semana de ofertas. Assim, estima-se que o total faturado na data, incluindo as vendas das lojas físicas, foi de R$ 3,2 bilhões.
É possível medir o efeito da pandemia com dados do mês de abril desse ano, onde no pico da pandemia em alguns centros comerciais, registrou faturamento de R$ 9,4 bilhões no e-commerce.
Segundo a Ebit Nielsen, empresa global de medição e análise de dados, as vendas online no país cresceram 47% no primeiro semestre, a maior semestral em duas décadas.
Os brasileiros estão descobrindo novas lojas, novas formas de comprar e aumentando a diversidade de produtos que adquirem. Entre as novas tendências que emergem estão os produtos fitness e móveis para o home office.
Outras categorias que dominaram o e-commerce em 2020 mostram as mudanças de hábitos que os brasileiros desenvolveram durante o pico da pandemia de Covid-19.
As buscas no Google indicam que a Black Friday 2020 será bem maior do que a do ano passado. Somente entre os dias 26 de agosto e 22 de setembro, 19 das 29 macrocategorias do varejo analisadas pela companhia de buscas já registraram um volume que supera a verificada na Black Friday de 2019
Tendências e Expectativas
Segundo um levantamento do Google, a Black Friday 2020 será histórica para o e-commerce.
O volume de buscas por produtos à venda no buscador já está, desde agosto, em patamares mais elevados do que os registrados durante a Black Friday do ano anterior.
Uma pesquisa da empresa de tecnologia global Criteo entrevistou 13 mil consumidores e 14 mil varejistas em todo o mundo para identificar as novas tendências de comportamento do consumidor.
Segundo Tiago Cardoso, diretor Geral da Criteo, “A Black Friday deste ano será única devido ao período de adaptação pelo qual todos passaram. A pandemia global e o impacto econômico resultante criaram desafios para consumidores e marcas em um mercado imprevisível.
A busca por produtos com desconto costuma começar no início de outubro, mas será interessante ver se a situação continua fluida e como as novas preferências por compras online impactarão a reabertura de lojas físicas.”
A compra através de aplicativos também é uma tendência esperada para a Black Friday deste ano. Alguns termos têm atingido recordes de busca, como é o caso de “cupom” e “cashback”, com crescimento de 30% e 74% respectivamente.
Outra tendência é a procura por frete grátis no buscador. Em julho deste ano, a procura pelo termo já era 118% maior do que no mesmo período do ano passado.
Portanto, é esperado que o consumo aumente, apesar de existirem preocupações em relação ao aumento do valor do Dólar que afeta diretamente o preço estabelecido para as mercadorias.